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Hábitos de vida saudável garantem a saúde, cuide da sua alimentação, pratique esportes e curta a emoção dos jogos da Copa sem preocupações

 26 Junho

Atualmente é grande o aumento de pessoas que optam por um estilo de vida saudável, buscando manter o equilíbrio e uma boa qualidade de vida, uma alimentação balanceada juntamente com uma rotina de exercícios físicos são importantes aliados para a saúde do coração.
A prática regular de atividades físicas reflete no bom funcionamento do coração entre outros benefícios 

Uma caminhada de trinta minutos pode ajudar a:

• Prevenir ataques e problemas do coração;

• Controlar a pressão arterial;

• Reduzir os níveis de colesterol;

• Tonificar os músculos;

•  Fortalecer os ossos;

• Aumentar os níveis de energia para tirar o máximo proveito de sua vida;

• Controlar o peso;

• Melhorar o sono; 

• Aumentar o bem-estar físico e mental.
Antes de iniciar qualquer atividade física procure a orientação de um profissional.

Alimentação balanceada
A primeira atitude para quem busca melhorar a saúde do coração é evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, colesterol e reduzir a quantidade de calorias. Dê preferência a alimentos naturais, alguns deles são famosos por ajudar a combater e prevenir doenças cardíacas,. Abaixo listamos alguns alimentos amigos do coração. 
• Laranja, kiwi e outras frutas ricas em vitamina C: Existem estudos recentes que concluíram que a vitamina C fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, auxiliando na passagem de sangue pelo coração.
• Abacate, tomate e lentilha: Alimentos que devem estar presentes na alimentação de quem deseja manter baixos os níveis de colesterol e consequentemente prevenir o infarto.
• Uva roxa (ou frutas vermelhas e roxas): Outra recomendação são os alimentos antioxidantes, que protegem as células e evitam o processo inflamatório dos vasos sanguíneos. Esses alimentos devem conter o resveratrol, substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que é encontrada na casca e nas sementes dessas frutas.
• Castanha do Pará: Um grupo importantíssimo são os das oleaginosas, que contêm as "gorduras do bem", chamadas de poli-insaturadas. Elas ajudam a diminuir o risco de problemas cardiovasculares.